Menu fechado

Comunicado sobre a necessidade de resfriamento a -70° C para armazenagem e distribuição da Vacina da Pfizer e BioNtech contra o Vírus Sars-CoV-2

Muito tem se noticiado sobre a vacina desenvolvida pela Pfizer e sua necessidade de refrigeração a temperatura de – 70°C, como um grande limitador.

Frente a essa afirmação, se faz necessário esclarecer que o Brasil dispõe de uma forte cadeia do frio, com inúmeros fabricantes no território nacional, com tecnologia disponível, além disso o setor de serviços possui profissionais com conhecimento robusto para instalações de baixíssima temperatura, tanto que instalações de criogenia encontram-se presentes operando há muitos anos no Brasil.

Portanto o setor de frio nacional pode adequar a infraestrutura e disponibilizar soluções para qualquer temperatura, inclusive -70°C, com planejamento e investimento.

O Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR), representante das maiores entidades, associações e empresas do setor de Refrigeração e Climatização abaixo signatárias, reafirma a relevância que o Setor de Climatização e Refrigeração conquistou durante o período da Pandemia do Vírus Sars-CoV-2, respondendo dúvidas, se posicionando frente aos questionamentos que surgem e auxiliando no desenvolvimento de diretrizes que têm por objetivo a preservação da vida humana e bem estar de todos, com destaque para a publicação do Guia de Biossegurança, que orienta sobre o uso seguro de aparelhos de ar condicionado na Pandemia.

O CNCR se coloca à disposição para esclarecer todas as dúvidas e fornecer as informações que se façam necessárias.

ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento

ANPRAC – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado

ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná)

ASHRAE BRASIL CHAPTER – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers