Especialistas discutem expectativas para o cenário econômico neste ano, especialmente para o setor de AVAC-R
Na manhã desta quarta-feira (10/02) o Sindratar-SP promoveu uma live para tratar do cenário econômico em 2021. Economistas traçaram um panorama do futuro na economia brasileira e internacional, com foco no setor de AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração). Participaram do evento Luiz Alberto Machado, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, e Renaldo Gonsalves da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A mediação foi feita pelo presidente do Sindratar-SP, Carlos Trombini, que fez questão de se posicionar de forma muito positiva em relação às expectativas para 2021. Para ele, o ano será bastante próspero, cabendo ao setor ficar atento aos movimentos econômicos e sociais.
O economista Renaldo Gonsalves destacou as boas oportunidades que devem surgir para o segmento de ar-condicionado. Já os outros setores, necessitam de atenção especial. “Por exemplo, o setor do frio necessita de uma ação um pouco mais intensa para poder se colocar, porque não vende para o consumidor final e sim para a cadeia intermediária”, observou. Ele também comentou as dificuldades com fornecedores e insumos, um dos grandes desafios do setor no momento atual.
Sobre sua participação, Machado abordou as macrotendências, explicando que são “movimentos que ocorrem no plano mundial com impactos mais ou menos imediatos no setor produtivo brasileiro, que nem sempre dedica a devida atenção a eles”. O profissional, que salientou cinco dessas tendências, diz esperar que ”sejam úteis aos que acompanharam o evento”.
A live foi gravada e está disponível no Youtube. Assista quando quiser no canal do Sindratar-SP clicando aqui ou ouça no Spotify, clicando aqui.