Menu fechado

FIESP e Sindratar-SP promovem evento “Elas na Indústria”

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o SINDRATRAR-SP, em parceria com a Fiesp e Ashrae Brasil Chapter, realizou mais uma edição da premiação “Agora que são Elas – Mulheres no AVACR” e também o seminário “Elas na Indústria”, que foi transmitido pelo canal do YouTube da Fiesp.

A diretora executiva do SINDRATAR-SP, Viviane Numes, que mediou o evento, deu início às apresentações agradecendo o apoio e participação de todos e elencando os temas a serem discutidos durante o evento.

Carlos Trombini, presidente do Sindicato, ressaltou a importância das mulheres no mercado profissional. “Na época de faculdade cruzei com muitas colegas engenheiras que hoje ocupam cargos de destaque em empresas multinacionais e nacionais. O caminho foi trilhado com muito sucesso.”

A primeira palestrante foi Tayna Leite, gerente do Programa Ganha Ganha da ONU Mulheres, que apresentou os impactos da pandemia na vida profissional das mulheres e ressaltou que elas estão nos setores econômicos que mais foram afetados pela crise. Além disso, a palestrante destacou que mesmo executando trabalho remunerado, a mulher acumula atividades de cuidado, “temos dados que mostram que das mulheres que trabalham fora, que têm uma atividade remunerada, dedicaram 73% mais horas do que os homens aos cuidados e/ou afazeres domésticos.” Tayna Leite ainda destacou que 39% das mulheres empreendedoras interromperam suas atividades em decorrência da pandemia.

Grácia Fragalá, diretora titular do Cores da Fiesp, conversou sobre o papel das empresas na inclusão econômica das mulheres. Para Grácia “as empresas têm encarado cada vez mais diversidade e inclusão como algo estratégico para o negócio, reparamos também que todas que seguiram por esse caminho tiveram resultados positivos”. Ela ainda abordou a necessidade de se incluir mulheres negras, trans e deficientes em empregos de qualidade, “sabemos que esse é um tema bem delicado, quando olhamos para essas outras variáveis, a dificuldade aumenta. É preciso ter um olhar sistémico para essa inclusão, além de uma política interna para promover um equilíbrio”.

Christiane Lacerda, diretora do Comitê Diversity da Ashrae e diretora do Comitê de Diversidade do Sindratar, trouxe para o seminário o Projeto Caeli – “Mentoria para Mulheres do Setor de Climatização e Refrigeração”. Os objetivos do projeto são: analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas de relacionamento pessoal/profissional; identificar e discutir questões éticas; melhorar forma de trabalho; aumentar a autoestima e a autoconfiança das mentoradas; discutir rumo da carreira e melhor estratégia para alcançá-lo e auxiliar na formação de networking. Serão 2 turmas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, com 10 participantes por rodada. Cada equipe receberá mentoria por 3 meses, podendo se inscrever em novos processos.

O processo seletivo será aberto no dia 15 de março via formulário no Google Docs que estará disponível nos sites do Sindratar-RJ, Sindratar-SP e Ashrae. A seleção dos participantes acontecerá até o dia 30 de abril e será feita por uma banca examinadora que selecionará os currículos que se encaixarem no perfil profissional a ser desenvolvido.

A presidente e fundadora da Will, Silvia Fazio, começou sua apresentação falando sobre a Fundação e o trabalho que desenvolve, “a Will tem como objetivo motivar as indústrias, as empresas a fomentarem programas para que a mulher chegue em posição de liderança”. Silvia ainda ressaltou que a Will foca em projetos específicos para diferentes setores e desenvolve uma pesquisa, que já está na terceira edição e se tornou referência no país, para entender como está a participação das mulheres no mercado de trabalho. Esse estudo tem como parceiros um instituto francês e o jornal Valor Econômico, além desse trabalho realizado em conjunto, há também uma premiação das melhores práticas de cada setor.

Silvia destacou que desde o início das pesquisas, houve uma melhora em todos os itens estudados: atuação externa; mulheres e interseccionalidades; equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; qualificação e incentivo à liderança feminina; recrutamento, seleção e retenção e estratégia e estrutura. Para as pesquisas, os dados coletados são 54% provenientes de multinacionais e 46% de empresas nacionais. Entre os setores analisados, a distribuição fica com 64% para comércios e serviços e 36% para a indústria.

Com o fim das palestras, a diretora executiva dos SINDRATAR-SP divulgou as homenageadas da edição do “Agora que são Elas”: Celina Bacelar, engenheira e gerente de refrigeração da Johnson Controls e Daniela Marchesi, empresária e diretora da Climasol. “É um grande prazer participar deste evento, queria agradecer também pela homenagem “Agora que são Elas”, estou muito honrada em receber esse presente”, destacou Daniela Marchesi.

“Estou muito emocionada e dizer que é uma honra entrar para a história do Sindratar e da Ashrae Brasil Chapter, essa carreira só foi possível pelo apoio e acolhimento de todos que trabalharam comigo ao longo desses anos. Meu maior desejo é que em um futuro próximo possamos homenagear as pessoas sem distinção de gêneros, mas sim pelos feitos realizados”, concluiu Celina Bacelar.

A iniciativa da Trane Technology da América Latina, que criou uma rede profissional de mulheres colaboradoras, foi premiada na categoria – empresas que trabalham pela diversidade.