Menu fechado

LIVE ABORDA O COMPLIANCE NO SETOR AVAC-R

Hoje, 15 de setembro, aconteceu a live “Compliance no Setor AVAC-R”, promovida pelo SINDRATAR-SP. Na oportunidade os palestrantes Marcelo Rhenius, especialista em Compliance, ESG e GRC e fundador do escritório Ana Luiza de Sá Advogados, e o diretor da Camfill Latinoamerica e do SINDRATAR-SP, Paul Cleveland, falaram um pouco da importância do tema e das possibilidades da sua aplicação de acordo com o porte de cada empresa.

A mediação foi feita pelo diretor Jurídico Sindical do SINDRATAR-SP, Thiago Rodrigues, que destacou o uso do compliance no setor de AVAC-R no combate à fraude, prevenção ao descumprimento de normal e na discussão do desvio de condutas éticas. “O Compliance acaba protegendo a própria organização e a sociedade como um todo e o setor, fortalecendo assim, não só a empresa que instituiu, mas realmente toda a cadeia.”

Rhenius explica que a prática nasceu lá atrás no compliance bancário, que no entanto não tinha esse papel tão interpessoal, era uma coisa mais técnica. “Isso foi evoluindo e criou-se o mecanismo de transferir para a empresa uma capacidade de se autorregular, então todos os temas sensíveis: discriminação, assédio, lavagem de dinheiro, registros contábeis, tudo foi trazido, dentro de uma metodologia, para que a própria empresa pudesse montar um sistema.”

O especialista explica que hoje quando falamos em Compliance, temos um pacote, que não é de prateleira, pois ele é de natureza completamente costumizável, dedicado e orientado pela própria empresa, mas tem algumas características em todos os programas. O mais importante, ressalta, é adequar o sistema ao tamanho e necessidades de cada empresa.

Ao longo da palestra, Rhenius explicou como fazer essa adequação, os erros mais comuns, como as pequenas e médias podem planejar e implantar o Compliance sem tomar por base grandes empresas que possuem uma estrutura totalmente diferente. Para ele, o fator mais importante para implantar um sistema de Compliance é a vontade. “Com vontade todas as outras dificuldades são superadas, difícil é quando você tem uma obrigação e não tem vontade, pois fará mal feito.”

Finalizando, o palestrante Paul Cleveland apresentou um case de sucesso no segmento AVAC-R, destacando os caminhos para a implantação e os resultados obtidos. Na opinião do mediador Thiago Rodrigues, a importância das empresas discutirem o compliance é para sua própria integridade, buscando a identificação procedimentos falhos, a detecção de riscos de forma preventiva evitando assim maiores passivos para a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *