Menu fechado

PNQAI GANHA COMITÊ GESTOR

SINDRATAR-SP apoia a iniciativa que estabelece um canal de comunicação com a sociedade

O Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interior da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), realizou hoje (31/04), reunião para criação do Comitê Gestor do Plano Nacional de Qualidade do Ar de Interiores (PNQAI)

O objetivo do Comitê será coordenar os trabalhos do PNQAI, que tem por base 10 linhas principais de ação. Segundo o presidente do DNQAI, Marcelo Munhoz, várias entidades foram convidadas para participar dos Grupos de Trabalho, de forma a agregar o maior número possível de contribuições às discussões.

Para o presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Trombini, a criação do Comitê é um grande avanço e uma oportunidade única para o setor falar com a sociedade. “É muito importante contar com a participação de várias entidades que representam outros anseios de muitos segmentos econômicos. Quem sabe em breve poderemos ter uma autoridade nacional para tomar conta de um assunto tão importante como este.”

Trombini ressalta que o futuro está chegando e cada vez mais as edificações terão ventilação, terão uma qualidade de ar interior muito melhor para evitar a propagação de doenças e gerando mais conforto e segurança aos usuários.

Além da participação de representantes de várias entidades, fizeram uso da palavra Antonio de Campos Mariani, da Escola Politécnica da USP, o médico sanitarista, Gonzalo Neto e o médico patologista, Paulo Saldiva. Este último participou de um Webinar, realizado logo após a reunião, no YouTube da ABRAVA, sob o tema “O ar condicionado na pandemia – benefícios para a saúde.”

Ao final da reunião o engenheiro Leonardo Cosac abriu espaço para o depoimento de algumas entidades, que ressaltaram a importância de participar dos trabalhos do Comitê. Ele e ressaltou ainda o fato de conseguir reunir tantas pessoas em torno da discussão da qualidade do ar em interiores.