O Outubro Rosa é um movimento iniciado em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, promovido anualmente através de campanhas de conscientização, criado para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, de colo do útero também.
“Reconhecer a doença ainda em estágio inicial aumenta significativamente as chances de êxito na recuperação. Todavia, cabe ressaltar que, muito embora o autoexame seja de extrema importância, este não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo” disse Christiane Lacerda, presidente do Chair Diversity da Ashrae, diretora e coordenadora do comitê de Mulheres do Sindratar-SP.
De acordo com a OMS, em 2020 serão diagnosticadas mais de 1,7 milhões de mulheres com câncer da mama por ano em todo o mundo, e a maioria será diagnosticada nos países em desenvolvimento. Tal número representa um aumento de 26% em relação ao número atual de mulheres com câncer da mama. Previna-se! Faça o autoexame e consulte o ginecologista regularmente. Não coloque sua vida em risco. A prevenção é o melhor caminho!