No dia 17 de setembro, o SINDRATAR-SP, em comemoração aos 50 anos da entidade, realizou o SINDRATARTALKS 50, um encontro virtual para debater a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A palestra foi realizada pelo advogado especialista em Internet e Propriedade Intelectual, Dr. Daniel Pitanga, com mediação do Dr. Thiago Rodrigues, Diretor Jurídico do Sindicato.
Carlos Trombini, presidente do SINDRATAR-SP agradeceu a presença de todos e comentou sobre a importância de discutir o tema. “Esperávamos que a lei só entrasse em vigor ano que vem, porém, fomos surpreendidos pela decisão do Congresso Nacional de adiantar a implantação. Então trouxemos no evento de hoje uma explicação de como proceder diante a LGPD.”
Pitanga explicou como funciona a nova Lei, esclareceu os motivos para a adequação à LGPD, como: evitar violações a direitos de titulares de dados; viabilizar a contratação de seus serviços e assegurar um diferencial competitivo no mercado. O objetivo é analisar as práticas e rotinas, identificar as lacunas, fragilidades e riscos jurídicos da empresa e com isso, implementar políticas de proteção de dados.